domingo, 12 de julho de 2009

PIZZA CASEIRA FÁCIL

Esta é sensacional pela extrema simplicidade, com um excelentes resultados. Você vai até ficar famoso por isso, se convidar uma turminha para comer. Mas, mesmo assim, recomendo sempre testar antes. A pizza é um suporte livre para invenções fantásticas, onde voce poderá criar vários tipos diferentes, mas aqui vamos dar uma receita para uma pizza básica de presunto e queijo. Depois, com a prática, invente outras.

Equipamentos: 2 formas razas de pizza (é barata, e compra-se no super-mercado), balcão ou mesa de trabalho, rolo simples de massa (também encontra-se fácil), forno que caiba a forma; um ralador; uma faca afiada; uma colher de sopa.

Ingredientes: NÃO, você não vai fazer a massa da pizza! Vá em alguma padaria e compre, ou encomende antecipadamente 1/2 Kg. de massa pronta de pão (Grande idéia!) - 1/2Kg dá para 2 pizzas médias; 1 lata de massa de tomate com mangericão; 400gr a 600gr de queijo mussarela em pedaço (para ralar grosso); 4 tomates bem vermelhos (mas firmes), orégano, 300 gr de presunto magro fatiado; azeite de oliva; sal.

Preparação: Unte as formas com óleo, espalhando na forma uma pequena quantidade com um guardanapo de papel. Rale todo o queijo bem grosso. Fatie os tomates. Deixe tudo reservado em pratinhos para organizar a coisa toda.

Elaboração : Com a mão enfarinhada, faça um rolo da massa, e parta ao meio (se for fazer mais do que 2 pizzas, com a mão enfarinhada, destaque um pedaço da massa, suficiente para encher bem a sua mão - é o suficiente para uma pizza média). Espalhe um pouco de farinha no balcão de trabalho, e no rolo, para a massa não grudar (cuidado com a sujeira na cozinha). Agora é pura arte - vá abrindo a massa com o rolo (suavemente) até obter uma superfície um pouco maior que a sua forma, mas de forma a não ficar tão fina que comece a rasgar a toa. Com cuidado, e usando as duas mãos, coloque a massa aberta sobre a forma, deixando sobressair um pouco de suas bordas (se rasgar um pouquinho, remende com um retalho de massa). Depois de assentar bem a massa na forma, corte as sobras com uma faca afiada, usando a própria borda como guia. Com uma colher, espalhe o molho de tomate sobre a massa, espalhando ou retirando os excessos (não exagere na quantidade, apenas para molhar a massa, e servir de base para a pizza). Sobre o molho, disponha da melhor forma, fatias de presunto, e sobre este, bastante queijo ralado grosso. Enfeite com rodelas de tomate (comece enfileirando as rodelas paralelas à borda). Espalhe um pouco de oregano sobre toda a pizza. Salpique principalmente os tomates com umas pitadas de sal, e passe um fio de azeite por toda a pizza. Pronto! Faça tudo de novo com a segunda pizza.

Assar : Com o forno pré-aquecido, na graduação mais forte, coloque uma pizza por vez (ela assa rapidamente, e depois de você aprontar a primeira, pode colocar a segunda para assar), e deixe assar por uns 20 a 25 minutos, controlando sempre até conhecer bem o seu forno. Ao final, retire e dê uma conferida para ver se o queijo já está bem derretido (se não, asse um pouco mais). Sirva com um bom e encorpado vinho tinto (sugerimos um merlot, pinot, ou cabernet, nesta ordem).

OBS: Recomendamos preparar as pizzas um pouco antes de receber alguém, e deixá-las no refrigerador com um filme plástico por cima, para não secarem. Deixe para assar a primeira, quando os convidados chegarem. Eles podem esperar um pouco, e a boa pizza sempre é servida logo depois de assada.

Um comentário:

Renata Boni disse...

Adorei!!!! Fiquei até com vontade de comprar um forno para colocar aqui em casa e fazer para os amigos!!!