terça-feira, 14 de julho de 2009

NOVO ARROZ - O MIX

Após terem lido e experimentado as receitas do "Arroz branco básico", e do "Guizadinho", apresento agora o que seria um mix das duas, demonstrando a versatilidade que estes pratos simples tem, e o seu enorme potencial para a criatividade de cada um. A fórmula que descrevo aqui é muito utilizada em pratos completos e saborosos, como o "falso risoto", ou comidas mais campeiras como o "arroz de carreteiro", "arroz de china pobre", ou mesmo o "engasga gato", bem conhecidos nos pagos do Rio Grande. Mas não importa o nome que se dê para a coisa, e é evidente que cada um desses pratos, tem a sua receita e ingredientes específicos, mas no fundo, todos eles mais ou menos seguem a mesma estrutura que vou descrever abaixo. Depois que você estiver craque nisso, até pode também inventar algumas variações, e que você mesmo vai batizar com o nome que desejar.

- É bem simples, para quem já entendeu as duas receitas mencionadas acima (descritas em publicações anteriores - bem abaixo). Após feito o "Guizadinho", que pode também ser feito substituindo a carne moída por pedaços de carne (alcatra cortada em cubinhos), ou até mesmo por uma boa linguiça fatiada, adicione na mesma panela, e sobre o guizadinho pronto, uma ou uma e 1/2 xícara de arroz. Misture bem com o molho do guizadinho, e adicione de uma a duas xícaras de água quente (suficiente para cobrir a mistura, um pouco acima da mesma). Misture tudo muito bem e fundo com uma colher, e coloque a panela em fogo forte, até começar a ferver. Após, reduza o fogo ao mínimo, tampe a panela e aguarde os famosos 15 minutos para que o arroz cozinhe.

- Aqui deve-se ter muita atenção no restante do cozimento, pois sabes que o arroz necessita para cozinhar bem, o dobro da sua quantidade em líquido, e no mix não estamos fazendo isso exatamente, mas sim aproximadamente, pois não sabemos com precisão quanto de molho o seu guizadinho tinha. Ou seja, vá controlando o cheiro do vapor da panela, evitando abrir muito a tampa. E ao menor cheiro de queimado, interrompa tudo, verifique se o arroz não está pegando no fundo, e se ele já está cozido. Se não, adicione um pouco mais de água, mexa a mistura, e volte a cozinhar mais um pouco. O ideal é acertar a quantidade de molho + água para que se tenha na panela duas vezes mais líquido que a quantidade de arroz colocada (como na receita do "Arroz branco básico"). Com a prática isto fica perfeito.

- Voce pode servir o mix pronto em uma travessa decorada com salsinha e rodelas de tomate, ou individualmente da panela para cada prato. E é aconselhável fazer isto, pois se alguma coisa pegou no fundo da panela, você vai fazendo um certo controle de qualidade do que está servido. Na mesa tenha um queijo parmezão ralado, e um bom vinho tinto encorpado para quem gostar. Bom apetite!

Nenhum comentário: