quarta-feira, 22 de julho de 2009

OS OVOS

Particularmente eu acho o ovo um negócio muuuuito bem bolado, né? Principalmente a sua "embalagem" - imagina só, é fornecido pronto pela natureza, não necessita refrigeração, apesar de parecer frágil, tem uma forma que absorve pequenos impactos, etc... só falta uma galinha japonesa criar o ovo cúbico, para melhor estocagem! Mas aqui não vamos comer casca, e sim tratar do seu recheio - gemas e claras, que podem ser cozidas rapida e facilmente, de várias formas, sem falar na fundamental importância dos ovos no preparo de massas, bolos, doces, e outras receitas muito mais sofisticadas.

OVO MAL COZIDO (mole) : Em uma caneca metálica, ou em uma pequena panelinha, ferva uma quantidade de água, suficiente para cobrir o(s) ovo(s) que voce vai cozinhar. Após, baixe o fogo, e com uma colher de sopa, deposite com cuidado o(s) ovo(s) na panelinha. Cuidado - se o ovo estiver gelado (refrigerador), o choque termico fará rachar a casca. Não que isso comprometa a coisa, mas pode afetar no tempo de cozimento; então procure previamente esperar que o ovo volte à temperatura ambiente, mas se não der tempo, azar, vai assim mesmo. Agora atenção ao tempo: apenas 3 minutos, contados no relógio, ou timer, com a água fervendo (100°C). Após, com a colher, retire o(s) ovo(s) da água, e passe-o(s) na água fria (torneira)(para resfriar a casca, e você não se queimar). Quebre a casca ao meio, batendo gentilmente com uma colher, e retire todo o material cozido para uma tijela, com a ajuda de uma colherinha de chá. Na tijela, coloque pitadas de sal (a gosto), e misture bem, antes de comer. Com um pãozinho novo é uma delícia. Tem quem prefira comer o ovo cozido dentro da própria casca, em pedestais especiais, mas com o tempo e a prática, você irá descobrir como.

OVO BEM COZIDO (DURO): Repita toda a receita e os cuidados acima, mas desta vez, deixe o(s) ovo(s) na panela desde o início, ou seja, na água fria, a ser fervida. Após ferver, observe os mesmos 3 minutos de ebulição, e após deixe-os esfriar na água fria (torneira). Agora, como o(s) ovo(s) estão duros, não há mais a necessidade de tantos cuidados como na receita anterior. Simplesmente descasque, quebrando a casca com uma colher, e coma com sal, ou fatie, para enfeitar algum prato.

OVO FRITO (ESTRELADO): Aqui é bem diferente. É mais difícil explicar do que fazer. Você vai necessitar de uma frigideira, com o tamanho médio a pequeno, revestida com teflon, ou qualquer outro tratamento anti-aderente. Coloque a frigideira no fogo médio, esquentando 1 colher de sopa de azeite ou óleo. Quebre um ou dois ovos ao meio, em alguma borda firme próxima, e abra com as duas mãos sobre a frigideira, de forma que as gemas fiquem inteiras, como uma ilha sobre a clara. Adicione uma pitada de sal sobre a gema, e mais uma ou duas polvilhadas sobre a clara. Deixe fritar, verificando de vez em quando se o ovo está solto na frigideira (isto se faz dando uma leve mexida na frigideira e vendo se o ovo "dança" nela - se não, tente soltá-lo delicadamente com uma escumadeira, levantando as bordas de clara). Está no ponto quando toda a clara estiver frita (branca). Há quem goste da gema mais cozida. Neste caso, abafe a frigideira com uma tampa de panela, enquanto estiver fritando. Ao final, retire a frigideira do fogo, e passe o ovo (meio solto) diretamente no prato, com auxílio da escumadeira.

OVO MEXIDO (OMELETE BÁSICA): Antes de tudo, quebre dois ovos e colete em uma tijela. Tempere a gosto (apenas com sal, ou com alguns temperinhos a seu gosto - fines erbes, mangericão seco, ou orégano, por exemplo), e misture bem, até formar uma pasta mais uniforme possível. Em uma frigideira pequena, revestida com teflon, coloque uma colher (sopa) de azeite ou óleo de oliva. Esquente em fogo baixo, e adicione na frigideira, a mistura da tijela. Com uma colher, vá mexendo a mistura suavemente e procurando sempre descolar do fundo. Quando estiver no seu ponto (tem quem prefira mais seca, ou mais molhada), desligue o fogo, e passe o mexido para um pratinho, e sirva. Bem, esta é talvez a mais simples das inúmeras receitas de omelete que existem. Mas dá para o gasto dos iniciantes.

Faltou tempo para o "ovo pochê" e outros fáceis. Aguarde.

Nenhum comentário: