segunda-feira, 13 de julho de 2009

O GUIZADINHO

Bom, agora entraremos no interminável reino das carnes! E o guizadinho, ao menos para mim, é a primeira porta a ser aberta. Uma das mais maravilhosa delas, pois ele também é o suporte "cartnívoro" ideal para muita criatividade a ser feita. Pode ser muuuito brasileiro, pode ser indiano, pode ser grego, e até italiano, pode ser o que se desejar, apenas mudando o tempero. Eu recomendo sempre que se compre o dito, de fontes confiáveis: grandes super-mercados, ou até do açougueiro da esquina, desde que ele garanta que não é de gato!.... Brincadeira! (ma non troppo!!). Vamos aqui falar sobre um réles ensopadinho de guizado, para 2 pessoas. Isto pode ser acompanhado por um arroz, algumas batatas cozidas, ou até, como um maravilhoso sanduwiche, dentro do pãozinho, recém comprado na padaria, com uma ou duas fatias de queijo mussarella.

Equipamentos: Uma panela de pequena à média com tampa; uma colher firme e grande; um fogão que produza fogo normal e baixo;

Ingredientes: 1/2 Kg de guizado "de primeira" (esta condição, normalmente é a garantia do açougue, mas trocando em miudos, isto significa o guizado de uma carne previamente escolhida, e sem muitos "brancos"- nervos e sêbos); 1 cebola picada fininha, 1 molho de tomate com mangericão (coisa que se compra pronta no super); alho em pasta (compra-se em qualquer super-mercado, já pronto - é o ideal para ter no refrigerador, bem fechado, e dura muito); 2 colheres de sopa de óleo de oliva;

Elaboração: Aquece-se a panela com o óleo, em fogo alto, e após, frita-se a cebola (refogado - veja a receita do arroz branco básico). Após, coloca-se todo o guizado para fritar também, mexendo e partindo em pedaços com a colher, sempre toda a mistura (cuidando para não grudar no fundo da panela). Quando o guizado estiver solto, meio marrom, ou "selado", e até vertendo algum líquido a mais, baixa-se o fogo, e adiciona-se todo o molho de tomate da embalagem. Neste momento, adicionam-se também os temperos, como: o sal, a pimenta, e outros condimentos que voce estiver afim, como um providencial caldinho de carne (Knorr ou similar, de picanha - apenas cuidado com o sal - prove sempre), pimentão cortado em tirinhas, gogumelos cortado em fatias, um cálice de vinho, e o que mais a sua criatividade aconselhar no mometo. Adicionar um pouco de água quente, se necessário, para tornar a mistura um pouco mais líquida (lembre que até o fim do cozimento vai evaporar muito), mexer tudo o que foi adicionado, tampar bem a panela, reduzir o fogo ao mínimo, e deixar cozinhar assim por uns 15 a 25 minutos. E....Pronto! Você está frente à um dos melhores guizadinhos que já provou. O seu!

OBS: Realmente não é nada difícil, mas você também sentiu o potencial que esta receita tem, não é? Pois é, não podem-se alterar muito os componentes, mas os temperos, e as quantidades, seguirão na medida exata da sua criatividade. Tenha por princípio, que inventar na cozinha, e a sua experiência, é o que deixa qualquer comida muito especial.

Nenhum comentário: